google-site-verification: google9c441e4d9f2a8e53.html "google-site-verification=dcC7_8_YhOUkGLyOqkd2Mdq8gja_kfbNok8CvILt_dU"

Manutenção do Sistema On Grid

Qual a manutenção necessária para garantir a vida útil do sistema solar fotovoltaico? 

Como realizar a manutenção de seu sistema solar fotovoltaico?

O processo de manutenção envolve vários fatores que influenciam na vida útil de seu sistema solar fotovoltaico. Por exemplo: as condições climáticas do local onde foi instalado, as condições de sombreamento, condições do próprio local etc.

Existem dois tipos de manutenção. São elas:

Manutenções preditivas: é uma opção para monitorar as condições e/ou desempenho do sistema.

Manutenções preventivas: é uma antecipação de possíveis problemas que são realizadas pelo próprio usuário.

É possível determinar os parâmetros para as manutenções preventivas e preditivas apenas observando o seu sistema solar fotovoltaico já instalado.

É sempre bom manter um cuidado com seu sistema, mantendo-o limpo para evitar perdas e manter uma boa eficiência.

 

Como limpar o seu sistema solar fotovoltaico?

É muito simples. Para cuidar e manter limpo o seu sistema solar fotovoltaico, basta olhar os monitores de rendimento e os painéis. Caso estejam muito sujos, basta passar, nos painéis, um pano molhado para realizar a limpeza.

Nota: evitar o uso de objetos metálicos e/ou produtos abrasivos, e não colocar tanta pressão no módulo na hora da limpeza. Recomenda-se limpar apenas com água.

É recomendado que se faça revisões no sistema solar fotovoltaico geralmente a cada cinco anos. Isso possibilita verificar detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos pelo usuário. Por exemplo: algum cabo desconectado, fissuras no vidro de algum módulo etc.

Nota: as revisões devem ser feitas por pessoas capacitadas e munidas de equipamentos de segurança adequados. Poderão ser feita as revisões pela própria empresa que instalou o sistema solar fotovoltaico, ou alguma outra também capacitada.

Em lugares em que a precipitação pluviométrica é baixa e há muita poeira, recomenda-se limpar os módulos de seis em seis meses. Já em locais de índice pluviométrico melhor distribuído, a limpeza poderá ser feita anualmente.

Não se preocupe tanto: devido a maioria dos telhados brasileiros possuírem inclinação de 15° ou mais, a chuva poderá fazer o trabalho por si só. A água da chuva limpará os painéis e escorrerá pelos condutores, devido a inclinação do telhado.

Não se esqueça, prevenir é melhor que remediar! Faça uma escolha adequada do local e também do modo de instalação.

 

Como preparar sua construção para energia solar

Se você está na fase de construção ou planejamento é possível prever alguns detalhes em projeto para facilitar a instalação dos painéis solares e evitar possíveis complicações.

Na fase de construção ou planejamento, certifique-se de que você possui uma área livre de sombreamento e um espaço razoável, isto é, uma área suficiente para instalação dos módulos fotovoltaicos.

Uma “regrinha” para contas rápidas e resultados aproximados que podem ajudar em sua construção diz que, em geral, para projetos residenciais, você precisaria de 7m² por kWp, e para geradores de grande porte, entre 9m² e 10m² por kWp.

Para obter um resultado mais preciso e específico, consulte-nos, te enviamos um orçamento sem compromisso, nele você saberá o espaço necessário para a instalação, será informado também a quantidade de placas fotovoltaicas, a geração mensal, a potência instalada, ou seja o projeto completo.

A disposição das placas instaladas no telhado é muito importante! Para nós, aqui no Brasil, o ideal é sempre manter o sistema solar fotovoltaico direcionado para o norte, com uma inclinação igual à latitude local.

É possível instalar seu sistema solar fotovoltaico direcionado para outros pontos cardeais. Porém, a eficiência de seu sistema será menor do que se fosse direcionado para o norte. Exemplo: um mesmo sistema direcionado para o sul terá uma eficiência de 50% em relação ao instalado na direção norte.

Pense no tipo de telhado que deseja construir! Coberturas de telhas metálicas e coberturas do tipo shingle são uma ótima opção. Além de facilitarem a instalação, dão um visual bonito e são superfícies seguras para fixação.

Sobre a loja

A Jm Eco Solar é a loja virtual da Jm Eco Engenharia, uma empresa que se preocupa com a questão ambiental, por esse motivo comercializamos produtos de qualidade para a geração de energia solar. Trabalhamos somente com produtos que visam a economia de forma sustentável, limpa e renovável. Temos os melhores parceiros, dessa forma garantimos produtos de qualidade com garantia e agilidade. Valorizamos cada cliente, oferendo assim o melhor atendimento com preços justos e com a maior brevidade.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Jm Eco Engenharia & Soluções Ambientais Ltda - Me - CNPJ: 28.301.499/0001-96 © Todos os direitos reservados. 2022

UA-139943733-1